Telefone


O primeiro telefone de Graham Bell. Reproduzido do livro Science and Society

A história do telefone começou em 1861, quando o professor de matemática alemão Philipp Reis transmitiu os versos de uma canção através de um cabo de 100 metros, naquela que seria a primeira exibição pública da conversão de variações de corrente elétrica em ondas sonoras. Dez anos depois, em 1871, o italiano Antônio Santi Giuseppe Meucci inventou, nos Estados Unidos, um aparelho que consistia de um diafragma vibrante e de um magneto eletrizado envolvido por um fio em espiral. O diafragma vibrava ao som das palavras, modificando a corrente do magneto e transmitindo as vibrações para o fio, que as imprimia novamente ao diafragma, o qual, por sua vez, reproduzia as palavras.

Muito embora o jornal americano New York Times tenha atribuído a invenção do telefone a Philipp Reis, e o Congresso Americano tenha considerado, em 2002, o aparelho de Meucci como o primeiro, o mundo inteiro reconhece que o verdadeiro telefone só foi concebido alguns anos depois, a partir das contribuições do norte-americano Elisha Gray e do escocês Alexander Graham Bell que, em 1875, construíram, respectivamente, o primeiro receptor eletromagnético de som e o primeiro microfone de que se tem notícia.

O microfone de Bell, que era médico e fazia estudos sobre a surdez, transformava ondas sonoras em sinais elétricos e vice e versa, e foi o primeiro transmissor de som a funcionar efetivamente. A nova invenção foi o passo inicial de Graham Bell para a criação do telefone, cuja patente foi registrada no dia 7 de março de 1876. Algumas fontes revelam que a primeira chamada telefônica de voz inteligível aconteceu quando Bell, utilizando seu recém-criado transmissor, se comunicou com seu assistente, que se encontrava em outro cômodo, onde havia um receptor similar ao receptor de Gray.

Comutador de Brown. Acervo Museu de Ciências de Londres

Dois anos depois, em 1878, o físico inglês David Edward Hughes inventou o microfone de carvão, cujo princípio é utilizado até os dias de hoje, e o norte-americano Thomas Alva Edison aperfeiçoou o receptor sonoro. Neste mesmo ano, a primeira estação telefônica a fazer a comunicação entre muitas pessoas simultaneamente foi instalada na cidade de Hartford, em Connecticut, nos Estados Unidos. A estação reunia um grupo de operadores que trabalhava em uma enorme mesa onde as ligações eram conectadas manualmente, por meio de um sistema de plugues e tomadas.

Em 1889, o empresário Almon Brown Strowger desenvolveu um comutador automático que substituiu o sistema anterior, obtendo imenso sucesso. Seu aparelho tornou-se a base para todos os comutadores mecânicos que vieram depois e só foi superado durante a década de 1960, com o surgimento da eletrônica.

CURIOSIDADE
Você sabia que, em 25 de junho de 1876, ao experimentar o telefone de Graham Bell na Exposição de Filadélfia, nos Estados Unidos, Dom Pedro II exclamou: "Meu Deus, isto fala!"? Foi devido ao entusiasmo de D. Pedro II que Bell autorizou a instalação do primeiro telefone brasileiro no Palácio de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista, para uso exclusivo do imperador. A instalação foi executada pela Western and Brazilian Telegraph Company, primeira companhia de telefonia do país, em 1879.




Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox