Máquina da lavar


Máquina de lavar roupa elétrica de 1920. Acervo Museu de Ciências de Londres

Apesar ter sido um dos primeiros passos para a mecanização dos trabalhos domésticos, a história da máquina de lavar roupas é uma das menos documentadas e mais controversas.

Lavar tecidos sempre foi uma tarefa difícil e, durante a primeira metade do século XIX, mais precisamente até o ano de 1858, quando o norte-americano Hamilton Smith patenteou a primeira máquina de lavar mecânica, as donas de casa levavam horas para realizar esta tarefa.

A máquina de Smith foi o primeiro passo para mudar essa rotina. Feita com uma grande tina cilíndrica de madeira, ela possuía pás giratórias e uma manivela que era operada manualmente. Seu modelo foi copiado por vários fabricantes e utilizado até 1910, quando a empresa americana Hurley Company começou a fabricação da Thor, considerada a primeira máquina de lavar elétrica por grande parte dos historiadores.

As dúvidas sobre a invenção existem porque, embora a Thor tenha sido patenteada pelo engenheiro Alva Fisher em 1908, existem registros anteriores de lavadoras elétricas que não foram considerados. Um bom exemplo é a máquina de J. T. Winans, patenteada em 1907. Seu desenho detalhado demonstra que o equipamento utilizava, originalmente, uma pequena turbina movida à água. Entretanto, a máquina de Winans aparece com um motor elétrico em uma fotografia de um panfleto de uma empresa americana, a 1900 Company, datado de dezembro do mesmo ano.

A Thor, por sua vez, além do motor elétrico que fazia movimentos nos dois sentidos e lavava melhor a roupa, tinha vários mecanismos inéditos, como uma torneirinha para drenar a água suja, rodinhas para facilitar o seu transporte e um sistema com dois rolos que comprimiam as roupas para retirar o excesso de água das mesmas, evitando que fossem torcidas.

Apesar disso, a Thor espirrava água para todos os lados e, como seu motor ficava desprotegido na parte externa, os respingos o atingiam com frequência, danificando-o facilmente.

CURIOSIDADE
Você sabia que, antes da invenção da máquina de lavar, as mulheres lavavam as roupas com sabão feito de gordura animal e as enxaguavam na água corrente dos rios? A técnica exigia muito tempo e esforço físico. Primeiro elas batiam os tecidos nas pedras e esfregavam areia nas manchas mais difíceis. Depois, as roupas eram deixadas ao sol para clarear, enxaguadas, torcidas na mão e penduradas em cordas para secar. Por isso, naqueles tempos, as roupas eram lavadas apenas de vez em quando. O surgimento da máquina de lavar, além de facilitar a tarefa das donas de casa, mudou os hábitos de higiene da população do século XX, que passou a lavar as roupas com mais frequência.




Membros Instituidores e Mantenedores:

ABCE CEMIG LIGHT ITAIPU BINACIONAL ELETROBRAS

Esta página está homologada para ser utilizada no navegador (browser) Mozila Firefox.
Caso você não o tenha instalado em sua máquina, utilize o link abaixo para baixá-lo.

Firefox